domingo, 24 de agosto de 2008

M E U A E R O P L A N O M I N H A D O R A M A R E L A

Fotoinstalação: "Minha Homenagem" de João Luiz Carvalho Correa

a palavra já realiza um tratamento publicitário dos objetos

as pré-coisas estão impregnadas de ideologia

um universo cínico, cético, trágico



Cena nº1
The killer awoke before dawn... tomou o rumo da floresta ainda envolta em auras difusas e caminhou tranqüilamente até encontrar o mais belo espécime. Marcou-a com um giz. Gigantes centenárias observam impotentes, conformadas: já conhecem aquele ritual. Depois vêm as motosserras. A casca do tronco é então retirada, a forma orgânica conquistada contra a espessura do tempo, é regularizada, submetida a contornos rigorosos e estritos. Os colossos de madeira não voltarão a refolhar ou florir, não vão fazer parte de mesas, entablamentos, portas, vigas, cumeeiras, Stradivarius ou lambris; barrotes de grãs-revessas que não vão proteger nem repousar e que apenas ficarão quedos, expostos ao ambiente que completará o acabamento de suas arestas. Unidas por encaixes e parafusos, as toras se escoram num equilíbrio tenso que questiona a própria noção de espaço, enquanto mantêm um alto valor ornamental em parques, palácios, coleções privadas e museus públicos ― um canteiro de pedra no Jardim das Delícias.

Cena nº2
Um vídeo. Alguém faz um furo no tronco de uma árvore, uma outra pessoa exibe um falo transparente que é espetado dentro do forame. Corte para uma cirurgia: um pastor alemão deitado no que parece uma grande bandeja, com a pele de uma das patas aberta; aparece o osso em close sendo escarificado por uma lâmina e dentro do osso é incrustada a imagem de um Buda dourado. Termina a série com uma ostra em que é introduzido um brilhante.



Tenho amigos que criam cabras em Minas
eles estão felizes
com o nascimento
do bode
ARTE

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