quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Oráculo


O senador Reichmann, bem cotado para as eleições daquele ano na Argentina, resolveu procurar um oráculo às escondidas. Havia ouvido falar bem do homem, que detestava propaganda e fazia questão, inclusive, de manter algum anonimato. "Melhor", pensou. Estaria menos exposto.
Ao chegar, pediram-lhe que aguardasse um momento numa pequena antesala. Ao entrar, o médium já estava, como diziam, "tomado", cumprimentando-o com um arreganhado sorriso e um aperto de mão forte e disposto. "Você quer ser rei? Qual é sua coroa?" O senador calou-se constrangido, sem entender a pergunta, pois o máximo de adornos que a cabeça de um presidente argentino ostentava, naquela época, era o quepe de militar.
"As pessoas que quer governar. Elas são sua coroa. Por dois motivos: para que estejam sempre em tua cabeça e para que estejam sempre acima de ti." Fez uma pausa. "Se governar com teus amigos no peito, esta nação estará hodida. É só, por hoje." E despediu um confuso senador.

Como se sabe, este não ganhou as eleições.
(sonho de 23/9/08)

6 comentários:

Climacus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Climacus disse...

o que vêem os oráculos cegos? na briga entre Tirésias e Édipo, entre o oráculo e o homem de coroa, soube mais o cego e menos o que tinha três olhos. o que vê alguém com três olhos?

filipe com i disse...

preciso este post! putzgrila, é difícil ver, ouvir, discernir, seja numa eleição, seja na vida cotidiana. quais eram os três olhos de Édipo?

filipe com i disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia disse...

a propaganda depende da alma da coroa, quer dizer, da alma da propaganda se cria a coroa? sei lá, bom mesmo é saber que mesmo em sonho, mais um político não se elegeu!

filipe com i disse...

cara, isto aqui não me sai da cabeça! Reichmann é?, não sei não... será possível que seja só um sonho?