sexta-feira, 20 de junho de 2008

a prateleira da má literatura - parte 1


"Cultura é norma, arte é ruptura."Jean-Luc Goddard

Radan Eminescu foi contratado para trabalhar como atendente na livraria de uma pequena editora. Não poderia, mas foi. Radan era bolsista de pós-graduação em letras latinas, mais especificamente, desenvolvia uma tese sobre autores romenos de vanguarda, ou talvez sobre escritores da vanguarda romena. Distinções como esta, impenetráveis para a maioria dos mortais, eram levadas a seríssimo pelo moço de 22 anos.

Os colegas de trabalho (o caixa e a faxineira da livraria) logo perceberam que o rapaz de espessas sobrancelhas, vida sofrida de imigrante e expressão dura no olhar, era pancada, zabadá de todas; o dono nem queria saber, estava feliz como pinto no lixo por ter arranjado um funcionário estrangeiro (não registrado) e tão culto como aquele. Ainda pra mais que ele, logo que chegou, deu início a uma extensa rearrumação das estantes, gôndolas e prateleiras.

Dizia que era "forte importante" um rearranjo da classificação de gêneros na livraria e insistia, com o seu sotaque estranho, que se deveria privilegiar a qualidade dos autores e obras na exposição dos volumes e coleções. O dono rebentava de orgulho, era o que queria ouvir, pois o moleque com fumos de intelectual bolchevique repetia quase literalmente as palavras de seu avô, fundador da editora e da loja.

Fosse porque a jornada dupla o estafasse, a tese empacasse, a bolsa de estudos fosse magra, ou o banzo da família tivesse apertado, o livreiro pirou na batatinha. Andava como um zumbi pelos estreitos corredores da livraria, era visto em acaloradas discussões com alguns dos livros, dava broncas na sua língua natal em algumas edições que julgava mal cuidadas, escondia traduções canhestras nos desvãos ou em prateleiras inacessíveis, além de exilar no depósito certos autores que desaprovava.

O motivo que, por fim, levou à sua demissão foi quando começou a hostilizar abertamente os clientes que vinham em busca daquilo que chamava de "má literatura"; passava descomposturas, desaconselhava manuais, biografias e obras coletivas, enfim, quando o(a)s compradores(as) se mostrassem renitentes, dizia-lhes que procurassem as "casas de tolerância" da cultura: megastores e livrarias de shopping center.

A livraria, só então o patrão se apercebeu, tinha sido dividida em duas metades rigorosas: nas prateleiras da frente ficavam os "clássicos", ou os que iam sê-lo, no fundo, em corredores atravancados por todo tipo de obstáculos, os autores e obras "menores".

Nenhum comentário: